Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde




O Parque Ecológico da Várzea (PEV) na Quinta do Conde localiza-se numa zona húmida contígua à ribeira de Coina, zona predominantemente agrícola e de reserva ecológica, situada na freguesia da Quinta do Conde. Possui uma área de aproximadamente 112 000m2. Espaço de grande valor natural, inserido no maior corredor ecológico desta freguesia ligando a Arrábida ao Tejo e, a partir de agora, liga também a população aos valores da preservação e valorização do património natural.



O Parque Ecológico da Várzea nasce no coração do corredor ecológico integrado no Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa. Unidade paisagística singular, que caracteriza o percurso final do rio Coina, a várzea é uma planície aluvial inundável que foi outrora utilizada para a produção de arroz e classificada como Re- serva Agrícola Nacional. Esta zona, igualmente integrada na Reserva Ecológica Nacional, inscreve-se num sistema húmido de orientação sul-norte, dando forma a um vale marcado por declives pouco expressivos. Estas áreas não possuem estatutos de proteção e nalguns locais sobrepõem-se a áreas que integram a rede secundária.



A necessidade de dinamizar e qualificar espaços verdes de proximidade, deve ser complementada com a lógica de rede com a associação à rede ecológica metropolitana, o que revela uma aposta estratégica na promoção e classificação de Áreas Estruturantes Secundárias como Áreas Protegidas de âmbito regional ou local (concretizando-se nomeadamente ao nível da UT8 – Área Central da Península de Setúbal).



O Parque Ecológico da Várzea é também um importante contributo para garantir uma melhor consolidação da rede secundária da REM, conferindo-lhe desta forma um papel estratégico ao nível sub-metropolitano. O desenvolvimento desta rede é fundamental para potenciar a penetração das estruturas ecológicas em espaço urbano, promovendo, consequentemente, a qualidade ambiental do meio urbano e a sua biodiversidade. 















Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.